quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DO ESPIRITISMO

Os motivos pelos quais considero o espiritismo não bíblico, passarei a descrevê-los. Se capaz fui, pela razão simples, de superar toda uma crença sob a qual nasci, fácil é agora expor simples motivos determinantes de forma imparcial.

A bíblia afirma que existe a possibilidade de um corpo morrer mais de uma vez, como Lázaro que após a morte foi ressuscitado (não reencarnado) morrendo novamente depois. A bíblia afirma também que podemos ser arrebatados, isto é, levados em corpo e espírito ao céu, como é o caso de Jesus e Elias (o profeta). O que torna o espiritismo absolutamente antibíblico também é o fato de não existir uma única afirmação de que um espírito que saiu de um corpo pela morte tivesse novamente regressado a este mundo habitando outro corpo criado por nova concepção e gravidez. O que ocorre é somente uma confusão do que significa ressurreição e reencarnação. Ressurreição é nascer no mundo espiritual depois de ter morrido aqui, ou o retorno do espírito ao mesmo corpo morto dando-lhe novamente vida, como Jesus e Lázaro. Reencarnação é o retorno do espírito a um corpo gerado através de nova concepção e gravidez, que biblicamente não existe. Veremos então o que diz a biblia:

“Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: SENHOR, já cheira mal, porque é já de quatro dias. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.” (João 11:39-45)

Como vimos, Lázaro foi ressuscitado e não reencarnado, pois após sua morte física seu espírito voltou ao mesmo corpo morto trazendo-lhe vida novamente, exatamente como Jesus, que após morte na cruz, foi ressuscitado pelo retorno de seu espírito ao mesmo corpo crucificado. Reencarnar não é ressuscitar.

“Mestre, Moisés nos escreveu que, se morresse o irmão de alguém, e deixasse a mulher e não deixasse filhos, seu irmão tomasse a mulher dele, e suscitasse descendência a seu irmão. Ora, havia sete irmãos, e o primeiro tomou a mulher, e morreu sem deixar descendência; E o segundo também a tomou e morreu, e nem este deixou descendência; e o terceiro da mesma maneira. E tomaram-na os sete, sem, contudo, terem deixado descendência. Finalmente, depois de todos, morreu também a mulher. Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? porque os sete a tiveram por mulher. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus? Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus.” (Marcos 12:19-25)

Quando Jesus afirma que quando ressuscitarem de nenhum deles seria a mulher, lógico que ele não falou de reencarnação neste mundo, mas sim de ressurreição no mundo espiritual, por isso ele afirma que viveriam como os Anjos que não se dão em casamento. Para os que discordam respondam-me: haveremos de nos dar em casamento em uma única encarnação?

“SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.”(Mateus 17:1)

Este versículo fala de uma aparição dos espíritos de Elias e Moisés. Não se trata de seus retornos a este mundo pelo processo da concepção e gravidez. Jesus foi ao alto de um monte e eis que lhe apareceram vindo do céu.

E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Por que dizem então os escribas que é mister que Elias venha primeiro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro, e restaurará todas as coisas.”. (Mateus 17:10,11)

Vemos claramente Jesus profetizando tanto de seu padecimento futuro quanto a futura vinda de Elias como autoridade restauradora espiritual. Em nenhum momento Jesus afirma que Elias nasceria de novo em carne, ou seja, do ventre de uma mulher.

“Mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram-lhe tudo o que quiseram. Assim farão eles também padecer o Filho do homem. (Mateus 17 : 12)

Acima vemos Jesus afirmando aos discípulos que Elias já tinha vindo a este mundo anteriormente. Elias a que Jesus se referia é o Profeta originário de Tesbi, da região da tribo de Naftali, mais tarde chamada Galiléia, que exerceu seu ministério no reino do Norte, no século IX a.C., em tempos dos Reis Acabe e de Ocozias.

Outro caso de ressurreição, se deu por intercessão do próprio Profeta Elias:

“Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR meu Deus, rogo-te que a alma deste menino torne a entrar nele. E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu. E Elias tomou o menino, e o trouxe do quarto à casa, e o deu a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive.” (I REIS 17:21-23)

Elias, ao final, foi arrebatado aos céus:

“E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.” ( II REIS 2:11)

Espíritos habitam apenas um único corpo físico, e isso é afirmado expressamente pela bíblia, vejamos:

"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," (Hebreus 9 : 27)

Se nos é dado o direito de morrer uma única vez, impossível a reencarnação. Absolutamente irracional dentro do contexto bíblico.

Pessoalmente não creio que todos os médiuns são farsantes, pois a bíblia nos mostra que demônios podem se passar por espíritos de desencarnados a fazer contato e desta forma fazer pessoas crerem. Onde a bíblia nos mostra que demônios se passam por espíritos a fazer contato?

“Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser. Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer? Então Saul lhe jurou pelo SENHOR, dizendo: Vive o SENHOR, que nenhum mal te sobrevirá por isso. A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel. Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul. E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra. E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou. Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se tem desviado de mim, e não me responde mais, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso te chamei a ti, para que me faças saber o que hei de fazer. Então disse Samuel: Por que, pois, me perguntas a mim, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo? Porque o SENHOR tem feito para contigo como pela minha boca te disse, e o SENHOR tem rasgado o reino da tua mão, e o tem dado ao teu próximo, a Davi. Como tu não deste ouvidos à voz do SENHOR, e não executaste o fervor da sua ira contra Amaleque, por isso o SENHOR te fez hoje isto. E o SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o arraial de Israel o SENHOR entregará na mão dos filisteus.”( I SAMUEL 27:7-19)

Saul tinha sido abandonado por Deus, visto que o SENHOR te tem desamparado, e se tem feito teu inimigo e o tem dado ao teu próximo, a Davi. Saul tentava contra a vida de Davi, matando qualquer um que o protegesse. A feiticeira descreve primeiramente que via deuses que sobem da terra. Depois, dentre esses deuses, um que tinha aparência de um homem ancião, e estava envolto numa capa, o qual entendendo Saul que era Samuel disse a Saul por que me inquietaste, fazendo-me subir?. Porque esses deuses, dentre eles o profeta Samuel subiram da terra e não desceram do céu? Onde é o Céu e onde é o inferno? Como poderia o verdadeiro Profeta Samuel que estava no céu dizer a Saul que amanhã tu e teus filhos estareis comigo, sendo que Saul, o qual Deus tem feito teu inimigo, não iria pro céu por seus pecados abomináveis, dentre eles o de participar de invocação a mortos, o que, por determinação de Deus, ele mesmo havia proibido em seu reino? Não eram Deuses, porque não existe mais de um deus, nem tampouco o espírito de Samuel e sim demônios a enganar todos ali presentes.

Na parábola do Rico e do pobre Lázaro, Jesus mostra o destino das almas após a morte:

“Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. (Lucas 16:20-31)

O espiritismo nega a existência do céu e do inferno, pois após a morte não vamos nem para um nem para outro. No livro livro de Suety Caldas Schubert, Mediunidade: Caminho Para Ser Feliz, onde ela escreveu registros feitos pelo escritor Conan Doyle sobre Emmanuel Swendenborg, um médium sueco que viveu em Londres, no ano de 1744, considerado um dos precursores do espiritismo e que narrou em seus livros o que viu no plano espiritual. Conan Doyle escreveu:

"O médium sueco constatou que o Outro Mundo, para onde vamos após a morte, consiste em várias esferas (ou planos), expressando os graus de luminosidade e felicidade. Cada pessoa irá para aquela que se adapte à sua condição espiritual. Viu casas onde residem famílias, templos, auditórios, museus, escolas, academias, bibliotecas. Ali são cultivadas a arte, a literatura, a ciência, a música e os esportes. Havia anjos e demônios, mas não eram diferentes dos seres humanos; eram aqueles que tinham vivido na Terra e que, ou eram almas retardatárias, como os demônios, ou altamente desenvolvidas, como os anjos. Não existem penas eternas. Os que se achavam nos Infernos (planos inferiores) podiam trabalhar para dali saírem, desde que tivessem vontade. Os que se achavam no Céu (planos superiores) também prosseguiam trabalhando por uma posição cada vez mais elevada. Todas as crianças eram recebidas igualmente, fossem ou não batizadas. Cresciam no Outro Mundo; jovens lhes serviam de mães, até que chegassem as mães verdadeiras".

Onde está a razão para deixarmos de crer em Jesus, o filho de Deus que morreu para nos salvar? Onde, porventura, seria sábio crer em homens que a poucos séculos viveram e desacreditar de nosso Salvador? Se acreditamos na bíblia, como podemos duvidar do que fora escrito aos primeiros povos que desde a origem compreende as bases e estruturas do que viria a ser futuramente consumada na doutrina de Cristo, mandamento perpétuo para a humanidade?.

Biblicamente a teoria espírita não existe, sendo uma doutrina sem qualquer fundamento na Santa Palavra de Deus. Tal doutrina desapega-se da bíblia e apega-se a livros escritos por homens a quem nada devemos, ou melhor, que contrariam frontalmente nosso Salvador. Jesus determinou aos apóstolos que após sua morte estes deveriam ir por todo o mundo, pregando o evangelho:

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15)

De qual evangelho Jesus se referia? Claro que exclusivamente o evangelho de sua doutrina e não o envagelho de Allan Kardec, escrito a mais de mil e seiscentos anos depois.

Jesus também deixou este aviso:

"Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." (Mateus 5:19)

Quais mandamentos seremos chamados os menores no reino dos céus se ensinarmos aos homens de forma errada? Claro que os mandamentos de Jesus excluindo qualquer outro. Biblicamente, qual a posição dos pregadores do espiritismo? Se afirmares que segues a bíblia e o espiritismo em consonância, mentes a ti mesmo, impossível seguir tais preceitos assim, pois que fundados em bases opostas. O espiritismo no máximo, e sendo otimistas, não passa de um conto de fadas onde almas evoluem através de encarnações sucessivas com a finalidade de atingirem posições mais elevadas.

"Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens." (Mateus 15:9)

Neste versículo Jesus deixou claro que não existe adoração a ele sem que reconheçamos como absoluta verdade os seus ensinamentos. A falsa adoração deve ser banida por não passar de uma ilusão, pois não passa de uma miragem de um oásis no deserto provocada pelo calor intenso, no caso, doutrinas que são preceitos dos homens.

Se o espiritismo segue os ensinos de Cristo porque fazem vistas grossas ao que Jesus pregou? Jesus ensinou sobre ressurreição ou reencarnação? Porque o espiritismo nega a existência do inferno se foi o próprio Jesus que revelou?

Um dos piores pontos do espiritismo é quando ele renega Jesus, pois conforme esta doutrina não precisamos e nem nunca precisaremos dele, porque não somos salvos do inferno (negam a existência do inferno) em razão de sua morte e sim através de nossa própria evolução é que atingiremos a salvação.

O que se extrai de positivo do espiritismo? Nada. Entretanto, dos espíritas sim, a caridade, pois são os que mais a praticam e desapegam-se das coisas materiais. Conforme já comentado anteriormente, aqui mais uma vez chamo a atenção, em particular dos evangélicos, a uma imediata reflexão a este respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário