quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DO CRIADOR

Certa vez, em um site ateu, deparei-me com um membro entusiasmado com o aparente sucesso de suas afirmações em razão do meu silêncio diante de suas afirmações. Em determinado momento, ele disse a mim:

“Sinto muito em dizer-lhe isto: O deus que tu tens na cabeça é fruto da insensatez humana. Foi um lapso na história da humanidade inventar tal disparate, você não tem Pai, é órfão de uma coisa inventada e sem sentido.”

A frase que ele enviou é exatamente esta, não que me lembrasse perfeitamente após alguns anos, mas porque a salvei para posterior análise detalhada de seu conteúdo dogmático. Primeiro ele afirmou que minha crença em Deus é fruto da insensatez humana que por um lapso na história da humanidade inventou tal absurdo, o que na verdade implica dizer que homens ancestrais deduziram a existência de Deus sem bases sólidas que tenha capacidade lógica para sustentar tal afirmação. Depois ele concluiu afirmando que não tenho Pai, ou seja, um criador além de meus pais biológicos, sendo órfão do Deus Pai.

Para explicar de modo lógico a existência de Deus, uso o princípio da complexidade, onde o que abrange menor possibilidade de existência ao acaso incide maior dependência de um criador, e quando abrange maior possibilidade de existência ao acaso incide menor dependência de um criador. Assim temos dois pontos: 1º)O que poderia ter feito um pote de barro enterrado a milhares de anos? 2º)O que poderia ter feito tudo que há no planeta terra? Dentro do que entendo por lógica, prefiro crer que o pote de barro surgiu ao acaso através de fragmentos de terra em contato com água que lhe deram forma, do que crer que do acaso tenham surgido a terra, o ar, a água e seres vivos. Homens não se deparam com potes de barro e deduzem sua criação ao acaso, mas se deparam com complexidades bilhões de vezes maiores e ao acaso atribuem sua existência. Existe lógica nisto? Não, não existe. O que ocorre é que conhecendo homens sabem identificar o que é obra de suas mãos e como não conhecem Deus não sabem identificar suas obras e por isso aceitam como lógico o que é bilhões de vezes menos lógico e negam lógica ao que é bilhões de vezes mais lógico.

Cientistas entram em contradição quando estudam determinadas formas vivas e tentam identificar, por exemplo, o porquê das presas tão grandes do Smilodon, popularmente conhecido como tigre-dentes-de-sabre,[1] já extinto. Se ele surgiu conforme teoria da evolução[2] é irracional tal questionamento, pois não há nenhuma inteligência por detrás da teoria criada por Charles Darwin. Charles Robert Darwin FRS (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809Downe, Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual[3]. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia.[4] Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859. Em seu livro de 1859, "A Origem das Espécies" (do original, em inglês, On the Origin of Species by Means of Natural Selection, or The Preservation of Favoured Races in the Struggle for Life), ele introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, por meio de seleção natural. Esta se tornou a explicação científica dominante para a diversidade de espécies na natureza.

A tentativa científica em explicar certas características dos seres vivos está mais para confessar a existência divina do que qualquer outra coisa, neste ponto. Se surgimos exclusivamente através da evolução não existe nenhuma força lógica ou qualquer tipo de regras a ser observada durante o processo evolutivo e uma das provas são os próprios dentes do tigre-dentes-de-sabre, uma vez que sobreviveria sem tais presas gigantes, o que leva a crer que é uma mera característica como são as unhas em nós e não uma semelhança da qual nao sobreviveríamos sem ela.

Ateus também insistem nesta modalidade de perguntas: Deus existiu sempre? Que é sempre? Deus criou-se a si próprio para depois começar a criar o universo? Onde é que estava deus quando se criou a si próprio? E como é que alguém se cria a si próprio? Do nada, passando do nada a ser? Se o nada existiu, tudo que veio depois estava contido no nada, mas se estava contido no nada, então o nada não existia?.

Assim como obtivemos explicação para questões um dia inexplicáveis, no futuro muitas questões hoje desconhecidas serão reveladas. O fato de não termos respostas para todas as dúvidas não significa que todas as afirmações ou fatos sejam irracionais, porque envolve situações complexas ainda sob obscuridade, cuja desobscuridade é determinada pelo nível do conhecimento humano em constante mutação e ainda que algo permaneça por milênios sem respostas isso em nada implica a presença do ilógico, pois sabemos que não teremos pleno conhecimento de tudo que há no universo.
[1] Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
[2] Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
[3] 1,0 1,1 1,2 van Wyhe 2008
[4] The Complete Works of Darwin Online - Biography. darwin-online.org.uk. Retrieved on 2006-12-15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário