segunda-feira, 22 de junho de 2009

AS CURAS DIVINAS

AS CURAS DIVINAS
Luciano do Vale


"E, saindo eles, percorreram todas as aldeias, anunciando o evangelho, e fazendo curas por toda à parte." (Lucas 9:6)

Jesus através das curas teve sua autenticidade reconhecida junto ao povo como filho de Deus.

"Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus." (Atos 4:30)

Através desta passagem bíblica vemos claramente que só pelo nome de Jesus curas podem se realizar. Entretanto, levanto aqui uma questão bastante relevante ao ser analisada dentro da lógica, que é o ramo da filosofia que cuida das regras do pensar correto, a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros usando a razão. Os evangélicos testemunham curas feitas por Jesus. Os católicos testemunham curas feitas por Santos e os Espíritas testemunham curas pelo espírito do Dr. Adolf Fritz, um médico alemão que morrera na Primeira Guerra Mundial, que incorpora em médiuns. Conversando com alguns evangélicos sobre o assunto, ao questioná-los como essas curas feitas por santos e espíritos é possível, já que a bíblia afirma que só há curas pelo nome de Jesus, a resposta que obtive foi unânime: A fé, a crença de que podem ser curados por intervenção divina.

“Não farás para ti imagem de escultura representando o que quer que seja do que está em cima no céu, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra.” (Deuteronômio 5,8) “De que serve a imagem esculpida para que o escultor a talhe? E o ídolo fundido, que só ensina mentiras, para que o artífice nele ponha a sua confiança, fabricando divindades mudas? (Habacuc 2,18)

Bom, dentro então da lógica (da qual não podemos nos desvincular sob pena de desvio da razão e da sanidade), lhes pergunto: Se a bíblia condena toda adoração a imagens, pois que delas emanam ensinos de mentira e que as mesmas também são divindades mudas (no sentido de que nada podem realizar) e que ninguém vai ao Pai senão por Jesus, sendo o único intercessor entre nós e Deus, como poderia Jesus curar uma pessoa que a busca em Nossa Senhora de Fátima ou no espírito do Dr. Fritz? Se Jesus realiza tais curas não buscadas em seu nome, está ele mesmo conduzindo o povo à perdição ao fazê-los crer que imagens e espíritos de médicos desencarnados tem este poder, sendo então corretos os que neles crerem. Esta questão coloca em debate o poder de cura, outrora realizado por Jesus, e agora por padres e médiuns não em seu nome. As curas atuais, embora não semelhantes aos feitos de Jesus, é o motor propulsor de muitas igrejas juntamente com a teoria da prosperidade. Como demonstrado, é antibíblica na visão evangélica, que basta ter fé para que se possa receber curas divinas, mesmo buscando-as nas fora do nome de Jesus. Biblicamente, o que cura católicos e espíritas? Confrontando os testemunhos existentes à palavra de Deus, não encontrei resposta lógica para esta questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário